O ônix é conhecido por sua beleza translúcida, cores naturais e padrões únicos. A limpeza e manutenção de bancadas de ônix são difíceis porque essa pedra é mais macia do que o granito e outros tipos naturais. Arranhões, lascadas e desbotamentos são comuns em bancadas desse material usado em cozinhas e banheiros.
Dicas para limpeza de bancadas de ônix
Como o ônix absorve líquidos rapidamente, é importante limpar os respingos imediatamente para evitar danos à bancada. Líquidos ácidos, como suco de frutas, vinho ou vinagre podem deixar marcas permanentes, mesmo com uma boa limpeza.
Vedar as bancadas de ônix com um selante resistente à alimentos pode ajudar a evitar manchas, desbotamento ou lascadas. O selante deve ser aplicado após a instalação e antes do uso por um profissional.
Para limpar as bancadas de ônix, utilize um pano macio. Use produtos de limpeza não ácidos para remover a sujeira e aumentar o brilho. Não borrife o produto de limpeza diretamente sobre a bancada. Ao invés disso, pulverize sobre o pano seco para evitar que a pedra absorva o produto de limpeza, o que poderia causar danos permanentes. Limpe qualquer excesso de líquido imediatamente.
O ônix é translúcido, o que significa que a pedra permite a entrada de mais luz do que outros produtos de pedra natural. Embora isso possa criar um efeito luminoso, será mais difícil esconder rachaduras e riscos.
Produtos de limpeza naturais são os melhores para a limpeza do ônix.
Use uma tábua de corte quando preparar refeições em uma bancada de ônix. Como superfícies de mármore, o ônix é facilmente arranhado. Estes riscos são geralmente permanentes e não podem ser desbastados ou polidos.